Bom dia com Hironymus Bosch, os 7 pecados mortais e as 4 últimas etapas da vida

Os Sete Pecados Capitais  de Hironymus Bosch
Os Sete Pecados Capitais de Hironymus Bosc

Os Sete Pecados Capitais é uma das obras-primas de Hironymus Bosch. O painel foi concebido originalmente para ser o tampo de uma mesa, e pode ter sido encomendado por alguma ordem religiosa. Sabe-se apenas que, posteriormente, passou a fazer parte da coleção do rei espanhol Felipe II, juntamente com outras obras de Bosch.

Os sete pecados capitais estão representados num disco central, dividido em sete cenas, ornadas com títulos em latim.

O círculo central corresponde ao olho de Cristo ressuscitado, que se encontra na pupila, em pé, sobre o túmulo. Em torno da íris estão várias linhas radiais douradas e a frase: “Cuidado, cuidado, Deus vê”. A imagem remete ao significado do olho de Deus, que tudo vê.

A córnea está dividida em sete seções em forma de trapézio, que representam os sete pecados mortais que são: a Gula, a Preguiça, a Luxúria, a Vaidade, a Ira, a Inveja e a Avareza.

Os quatro medalhões nos cantos da composição descrevem as quatro últimas etapas na vida do homem: a Morte, o Juízo Final, o Inferno e o Paraíso.

Significado dos textos em latim: “Porque é uma nação insensata, desprovida de inteligência. Se fosses sábios, compreenderiam e discerniriam aquilo que os espera (parte de cima). Ao ver tais coisas, o Senhor indignou-se com seus filhos e suas filhas e disse: vou lhes oculta o meu rosto e verão o que lhes sucederá… Pois são uma geração perversa, filhos sem lealdade (parte de baixo).

O tema da composição lembra aos pecadores que é preciso refletir sobre o que os aguarda após a morte, destino certo de toda a humanidade. A obra mostra, mais uma vez, a preocupação do artista com a humanidade e seu destino após a morte.

Fonte: http://virusdaarte.net/hieronymus-bosch-os-sete-pecados-capitais/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close